Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vereadores prop]oe CEI para a Saúde de Santa Isabel e pedem a saída do João de Deus

Fachada da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Isabel
   Na sessão ordinária realizada no dia quatro de outubro de 2011, os vereadores da Câmara de Santa Isabel pediram uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para que seja investigada a crise na área da saúde de Santa Isabel. Até o presidente do Legislativo Silvio Adriano (PR) que é assumidamente da situação e defensor ardoroso do prefeito Hélio Buscarioli (PSDB) aprova de forma veemente a CEI e pede a saída do Secretário de Saúde João de Deus de Vasconcelos Ferreira.

   O presidente falou que depois que o João de Deus assumiu a Secretaria da Saúde, os problemas na pasta se avolumaram. Silvio Adriano solicitou ainda aos vereadores que apoiassem a abertura da CEI da Saúde. “A saúde vai muito mal, se precisarem de minha assinatura, eu assinarei”, disse. A vereadora Vivian Patrícia Vidal Pereira (PDT) que é médica do sistema público municipal de saúde de Santa Isabel (ou pelo menos era) também não poupou críticas ao Secretário. “Desde o início eu sabia que o João de Deus não daria certo na qualidade de Secretário. Para ser Secretário da Saúde tem que ser médico e de preferência tem que ter gestão de saúde pública”.

   A vereadora disse ainda que não existe planejamento na pasta da saúde e que também não há simpatia da classe dos profissionais pelo secretário. Enfática, Vivian disse que o caos está instalado no setor de ambulância, e acrescentou que o João de Deus colocou a saúde de Santa Isabel no fundo do poço. Disse ainda que “todos os profissionais da área da saúde trabalham insatisfeitos com a postura autoritária do João de Deus”. Ela acrescentou que a pessoa que suceder João de Deus no comando da secretaria “tá frito”, pois para colocar a casa em ordem vai levar tempo. 

   A vereadora Vivian sugeriu o nome do Paulo Cesar Dornelas do Nascimento para substituir o João de Deus. “Paulo Cesar é o mais bem preparado do município para assumir a Secretaria da Saúde”, disse. A vereadora Patrícia Simão (PP) também criticou o descaso na saúde municipal. “Estamos desde 2009 pedindo solução para o trânsito caótico e para a área da saúde de Santa Isabel. Nem o prefeito consegue achar o João de Deus, nem o prefeito consegue contato com o Secretário”, disse. Patrícia Simão também se posicionou favoravelmente à criação de uma CEI para investigar a área da saúde.   

   O vereador Orlando Gomes dos Santos (PPS) também falou a respeito do assunto e teceu críticas ao João de Deus. Orlando disse que a construção do prédio da UPA foi um arroubo de vaidade pessoal do Secretário de Saúde. O vereador argumentou que as instalações da UPA poderiam ter sido feitas no estacionamento do prédio da Santa Casa.  O vereador Paulo Sergio Berto (Paulinho Investigador-PSDB) apesar de reconhecer os problemas na área da saúde, foi menos incisivo com relação à constituição de uma CEI. Paulinho opinou que não sabe se seria o momento de constituir uma CEI da área da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário