Fachada da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Isabel |
Na sessão ordinária realizada no dia quatro de outubro de 2011, os vereadores da Câmara de Santa Isabel pediram uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para que seja investigada a crise na área da saúde de Santa Isabel. Até o presidente do Legislativo Silvio Adriano (PR) que é assumidamente da situação e defensor ardoroso do prefeito Hélio Buscarioli (PSDB) aprova de forma veemente a CEI e pede a saída do Secretário de Saúde João de Deus de Vasconcelos Ferreira.
O presidente falou que depois que o João de Deus assumiu a Secretaria da Saúde, os problemas na pasta se avolumaram. Silvio Adriano solicitou ainda aos vereadores que apoiassem a abertura da CEI da Saúde. “A saúde vai muito mal, se precisarem de minha assinatura, eu assinarei”, disse. A vereadora Vivian Patrícia Vidal Pereira (PDT) que é médica do sistema público municipal de saúde de Santa Isabel (ou pelo menos era) também não poupou críticas ao Secretário. “Desde o início eu sabia que o João de Deus não daria certo na qualidade de Secretário. Para ser Secretário da Saúde tem que ser médico e de preferência tem que ter gestão de saúde pública”.
A vereadora disse ainda que não existe planejamento na pasta da saúde e que também não há simpatia da classe dos profissionais pelo secretário. Enfática, Vivian disse que o caos está instalado no setor de ambulância, e acrescentou que o João de Deus colocou a saúde de Santa Isabel no fundo do poço. Disse ainda que “todos os profissionais da área da saúde trabalham insatisfeitos com a postura autoritária do João de Deus”. Ela acrescentou que a pessoa que suceder João de Deus no comando da secretaria “tá frito”, pois para colocar a casa em ordem vai levar tempo.
A vereadora Vivian sugeriu o nome do Paulo Cesar Dornelas do Nascimento para substituir o João de Deus. “Paulo Cesar é o mais bem preparado do município para assumir a Secretaria da Saúde”, disse. A vereadora Patrícia Simão (PP) também criticou o descaso na saúde municipal. “Estamos desde 2009 pedindo solução para o trânsito caótico e para a área da saúde de Santa Isabel. Nem o prefeito consegue achar o João de Deus, nem o prefeito consegue contato com o Secretário”, disse. Patrícia Simão também se posicionou favoravelmente à criação de uma CEI para investigar a área da saúde.
O vereador Orlando Gomes dos Santos (PPS) também falou a respeito do assunto e teceu críticas ao João de Deus. Orlando disse que a construção do prédio da UPA foi um arroubo de vaidade pessoal do Secretário de Saúde. O vereador argumentou que as instalações da UPA poderiam ter sido feitas no estacionamento do prédio da Santa Casa. O vereador Paulo Sergio Berto (Paulinho Investigador-PSDB) apesar de reconhecer os problemas na área da saúde, foi menos incisivo com relação à constituição de uma CEI. Paulinho opinou que não sabe se seria o momento de constituir uma CEI da área da saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário