Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Paraíso da Grande São Paulo, ou paraíso do lixo?

Candidatos 1
Em Santa Isabel há pelo menos 15 pré-candidatos a prefeito. É claro que o número é exagerado, exorbitante, mas com certeza todos eles se acham em condições de administrar a cidade e merecedores dos votos dos eleitores isabelenses. São eles Fábia Porto e Josué, Odilon Fernandes, Nenê Simão, Vidal Pereira, Jorge Singh, Sandra Igarashi, Silvio Adriano, Éden Pontes, Glauco Robson, Luiz Carlos, Ângela Sanches, Joab Tadeu, Onival da Silva, Gabriel Bina.

Candidatos 2
É lógico que a maioria sabe que não haverá a mínima chance de a candidatura se materializar. Santa Isabel terá no mínimo dois candidatos, no máximo três. O que vale agora é marcar ponto para as composições, depois vêm as coligações. Muitos políticos estão blefando, muitos estão mentindo, e os oportunistas só esperam o momento certo de dar o bote agora para se aboletar num cargo municipal depois. De preferência um cargo com salário gordo. Dentre os 15 pré-candidatos, é evidente que existe gente boa, gente honesta e com capacidade de administrar o município, mas o que tem de picareta é brincadeira.

Cadeiras 1
A dança das cadeiras continua em Santa Isabel e chegou até a Câmara Municipal. Os vereadores Jesuína Mendes (antigo PP), José Elói Barbosa (Zico, antigo DEM) e Jamir Varallo (Antigo PSL) se filiaram essa semana no Partido Social Democrática (PSD). O PSD foi fundado esse ano pelo prefeito de SP, Gilberto Kassab.

Cadeiras 2
Os vereadores em questão teriam se aboletado na nova sigla partidária para fugir de responsabilidades inerentes aos seus mandatos no Legislativo isabelense. Com a criação da Frente de Resgate a Ética e Transparência na Política, os referidos vereadores vinham sofrendo pressões dos presidentes das siglas partidárias para que exercessem de fato o papel que cabe ao vereador, ou seja, fiscalizar os atos do Executivo, inclusive denunciando as mazelas da administração municipal e apresentar projetos de leis de interesse da população.

Crise 1
A crise na área da saúde em Santa Isabel atinge contornos assustadores.  Segundo a médica e vereadora Vivian Vidal (PDT) 10 médicos pediram a conta e deixaram a Secretária da Saúde. O descontentamento é com relação à postura do Secretário da Saúde, João de Deus. Alguns vereadores pediram que João de Deus deixe o cargo. Se antes da debandada dos médicos, a população já reclamava da falta de médicos, imagine agora com o desfalque de 10 profissionais.

Crise 2
Nas unidades de saúde, a reclamação da população dá conta de falta de profissionais, da escassez de equipamentos, da falta de remédios, consultas demasiadamente longas, atendimento demorado, enfermeiros e médicos mal humorados, enfim, um verdadeiro caos.  A Santa Casa também é fonte de reclamações, muitos munícipes dizem que Santa Casa praticamente não atende mais ninguém, qualquer problema de saúde um pouquinho mais grave, providencia-se a transferência para unidades de saúde de cidades da região.

Crise 3
Na área do trânsito, depois das instalações dos modernos semáforos, o que já não estava bom ficou pior. Até hoje ninguém sabe em que circunstâncias foram adquiridos os semáforos pela prefeitura. Cadê o processo licitatório? Quando foi pago por esses semáforos? Quem fez as instalações? Quem faz a manutenção? Os estudos técnicos para a implantação dos semáforos partiu de quem, cadê o documento? A verdade é que o trânsito está caótico, inclusive no final de semana. 

Paraíso?
Santa Isabel é um município sui generis. Crise na saúde, crise no departamento de trânsito, ruas com asfaltos velhos e esburacados em quase toda área do município, transporte público precário principalmente para os moradores da zona rural, transporte ilegal de mototáxi e peruas vans, o corte de árvores das praças por parte da prefeitura que revoltou a população, cidade sem rede coletora de esgoto, rios e ribeirões poluídos, água de má qualidade, elefantes brancos e coloridos espalhados pela cidade, testemunho vivo da incompetência da atual administração. Além disso, a cidade paraíso da Grande SP está se tornando a cidade da referência do lixo, pois cerca de 10 municípios depositam lixo no aterro sanitário de Santa Isabel. Está na hora de Santa Isabel mudar, ou muda no ano que vem, ou eles acabam de vez Santa Isabel.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário