Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cemitério Municipal II ainda tem reclamações

Vista de dentro do Cemitério da PL
   O vereador Valmir Pé no Chão denunciou na tribuna da Câmara Municipal o estado de abandono em que se encontrava o Cemitério Municipal II, na Avenida Mário Covas, também conhecido como Cemitério Municipal da PL. Faltavam muros, iluminação, arruamentos e o cemitério é em declive. A reportagem da GAZETA DE NOTÍCIAS foi até o local para verificar a situação atual.

A falta de muros é a principal reclamação
   Lá chegando conversamos com dona Maria que é a responsável pela manutenção do cemitério e mora num imóvel da prefeitura ao lado. Constatamos que o cemitério é cercado por um alambrado e que em alguns pontos está aberto e que nos fundos nem isto tem. O pedido do vereador foi que se murasse todo o cemitério. Com a construção do novo galpão da CORA (Cooperativa de Reciclagem de Arujá), que faz divisa, um lado acabou sendo murado. Dona Maria disse que o local é muito bem cuidado mas é muito humilde se comparado com o outro Cemitério Municipal (do Jardim Rincão). Depois que ela veio residir próximo ao cemitério, pessoas que vinham fazer “macumbas” ou simplesmente invadir para praticar atos obscenos ou consumir drogas, não mais vieram.

   Conversamos com o Administrador do Velório e Cemitérios, José Geraldo de Rezende, que disse que o cemitério foi inaugurado por extrema necessidade em 1996, na gestão do prefeito Zezão da Pamonha e que até agora é bem carente, pois ainda não tem energia elétrica e a água chegou há pouco. “Mas é muito importante ressaltar que é um cemitério rotativo, onde após 3 anos do sepultamento as ossadas são retiradas com a autorização de um documento onde a família fica ciente de toda essa situação e destes prazos”, disse Geraldo.

Dona Maria tem a responsabilidade de zelar pela conservação do cemitério
   O Secretário Municipal de Planejamento, João Vani Anunciato, disse que já está nos planos da prefeitura murar e iluminar o cemitério em Fevereiro de 2012. Ele disse que devemos respeito aos nossos entes queridos, por isso não devemos deixar aquele local com aspecto de abandono. Porém cabe aos parentes o embelezamento e a conservação dos túmulos dos seus. “A prefeitura faz a sua parte, mas depende de verba, que já está projetada para o ano que vem”, finalizou João Vani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário