Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

10 médicos pedem a conta e desfalcam a Saúde de Santa Isabel

   A médica e vereadora Vivian Patrícia Vidal Pereira, disse que a saída dos médicos do sistema de saúde municipal de Santa Isabel não se deu por salários baixos, mas sim pela insatisfação com a conduta e a postura do Secretário João de Deus. Ela salientou que existe uma incompatibilidade dos profissionais da área com o atual secretário. A vereadora explicou que os salários dos médicos, que de fato eram baixos (R$ 2.500,00), tiveram reajuste a questão de três meses para R$ 3.200,00 para 20 horas de trabalho semanais. A partir desse aumento, disse a vereadora, começaram a surgir problemas e descontentamentos entre os médicos, pois segundo Vivian, João de Deus queria que os médicos trabalhassem todos os dias, ou três vezes por semana para atender na semana uma demanda de no mínimo 80 pacientes.

   Vivian explicou que atender 80 pacientes na semana é uma carga muito pesada e que tal fato levaria o médico a nem olhar para o rosto e muito menos conversar com o paciente, pois não daria tempo para isso. A vereadora disse também que os médicos são deslocados de sua unidade para outras unidades que não tem médicos. Ela disse também que muitos médicos de Santa Isabel são obrigados a parar o atendimento a um paciente, para atender outro enfermo em estado mais grave. A médica Vivian que estava lotada na unidade de Saúde do bairro Brotas e que atendia pacientes com tuberculose, também está demissionária. “Os 12 pacientes com tuberculose que atendia estão recebendo atendimento no Centro de Saúde II do município de Arujá”, relatou Vivian.

   Ela informou que o médico que atende seus ex-pacientes em Arujá é um Clínico Geral. Seguindo informação da doutora Vivian, são 10 médicos até o momento que deixaram a Secretaria de Saúde de Santa Isabel e que até o momento não foram substituídos por outros profissionais: o endócrino Wilian, o pediatra Sidney, o médico Orlando, a médica Vivian do Ilário Dassiê, o médico Eugênio, o médico Salomão, mais um médico do Bairro Cachoeira, além de mais três médicos. Questionado pela reportagem se ela (doutora Vivian) aceitaria um convite para assumir a Secretaria da Saúde, ela disse que sim, desde que não fosse nessa administração.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário