Páginas

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Especial: Eleições em Santa Isabel

Angela Sanches
Santa Isabel: A onze meses da eleição, a corrida de 2012 para a Prefeitura já começou. Partidos já iniciaram a mobilização para eleger prefeitos e vereadores nas principais cidades do País e no Alto-Tietê não é diferente. Em Santa Isabel o atual quadro está se apresentando da seguinte maneira:

A onze meses da eleição que definirá novos prefeitos e vereadores em todas as cidades brasileiras, na região do Alto-Tietê, os principais partidos políticos do País já estão mergulhados nos preparativos para a corrida. De um lado, integrantes da base aliada do governo federal, do outro, partidos da base do governo estadual. PT e PSDB e se preparam, dizem que o plano agora é concentrar as atenções no fortalecimento partidário, uma vez que o projeto de assegurar a eleição do maior número de Prefeitos e Vereadores com vistas a preparar o caminho para as eleições de 2014. De outro, as oposições nos municípios trabalham para realinhar o discurso e tentam ganhar a confiança dos eleitores de modo que possam capitalizar politicamente e ganhar alguma musculatura para enfrentarem os atuais detentores do poder nos municípios.

Eden Pontes e Junji Abe
Os dois principais partidos do país, PT e PSDB na região se enfrentarão diretamente em Suzano, Itaquaquecetuba, Guarulhos e provavelmente em Santa Isabel e algumas outras cidades da região. Em Santa Isabel o PT ensaia o lançamento de candidatura própria  e tem dois pré-candidatos, Fábia Rosseti (PT) filha do atual vice-prefeito Clóvis Vieira Porto(DEM) e ligada ao deputado estadual Alencar(PT) e Josué Ferreira(PT), ligado ao deputado estadual Vicente Candido(PT).

Glauco Robson Vicente
Já o PSDB tem entre seus pré-candidatos a missão de tentar ganhar  o controle de municípios estratégicos, principalmente nas regiões metropolitanas. Em Santa Isabel, o PSDB tem entre seus pré candidatos o vereador Paulo Sérgio Berto, ligado ao deputado Vaz de Lima, Sandra Igarashi, recém filiada ao PSDB,  porém ainda sem ligações mais diretas com o partido, e ligada ao vereador Paulo Sérgio Berto, mas que tem contra ela a falta de trânsito partidário, uma história de ligação com Valdemar Costa Neto que é desafeto dos tucanos, Dr. Vicente Restanho, médico e que esta mais como candidato a vice em uma eventual chapa puro sangue, tem também o tucano Glauco Robson Vicente, membro do PSDB a dezoito anos, vindo da juventude estadual do partido, ligado à cúpula partidária e membro da coordenadoria regional do partido.

Segundo informações obtidas pela reportagem junto à coordenadoria regional do PSDB, Glauco seria ligado ao grupo político do atual governador Geraldo Alckmin e a alguns dos principais nomes do partido, como secretários de estado e parlamentares, e seria o preferido do tucanato paulista para representar a legenda no município. Atualmente, está na assessoria da presidência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, CETESB, empresa estatal paulista e é assessor direto do Secretário Estadual do Meio Ambiente, deputado Bruno Covas, que é o preferido de Alckmin para a sucessão da prefeitura paulistana, o que reforça a ligação de Glauco com o grupo político do atual governador do estado.

Segundo a secretária executiva da coordenadoria regional da grande São Paulo leste, Ana Júlia, e o próprio coordenador regional, deputado federal Carlos Roberto (PSDB) de Guarulhos, e ele mesmo pré-candidato, no PSDB, a ordem é candidatura própria e antecipar o calendário eleitoral e definir as candidaturas se possível antes do fim deste ano, porém onde tiver mais de um candidato serão realizadas prévias até 31 de março de 2012, quando se definiriam os impasses internos e a definição pelos nomes que disputarão as eleições. “O PSDB está mobilizado e unido para a disputa das eleições de 2012”, disse o presidente do partido, Deputado Pedro Tobias em comunicado enviado à reportagem através da secretária executiva, depois de um giro por várias regiões. As “Intervenções Brancas” nos diretórios estaduais e municipais também fazem parte do projeto do PSDB para a eleição do ano que vem, caso as diretrizes da executiva nacional não sejam cumpridas.

Jorge Singhi

No PSDB, como parte do plano, a executiva nacional tucana e a executiva estadual determinou aos diretórios municipais que não sacrifiquem candidaturas próprias em benefício de aliados. Casos específicos deverão ter a autorização do órgão partidário superior e o parecer das coordenadorias regionais. Em São Paulo, segundo consta, o próprio Governador Geraldo Alckmin tem determinado a candidatura própria do PSDB em todos os municípios e o atual Presidente Estadual da sigla, deputado Pedro Tobias, tem dado todo apoio a essa determinação, inclusive deixando bem claro a possibilidade de intervenção nos diretórios que forem contrários a qualquer determinação e resolução da executiva estadual e a coordenadoria regional, e nesses casos, atuarão imediatamente.


        O quadro ainda é incerto em relação a alguns outros partidos, como o DEM, tradicional aliado dos tucanos paulistas e que hoje esta sob o controle do Deputado Rodrigo Garcia, atual Secretário de Assistência e Desenvolvimento de Alckmin, mas que no município de Santa Isabel esteve e não mais está, sob o comando de Éden Pontes, o todo poderoso Secretário Chefe-de-Gabinete da prefeitura de Santa Isabel, que perdeu o controle do partido para o radialista e líder comunitário Álvaro Rogéri, mas que pode sofrer um golpe de Jorge Singh (PTB), o Singão, a qualquer momento, já que, segundo constatado pela reportagem, a listagem da atual direção executiva do DEM em Santa Isabel, existente no cartório eleitoral, Singh detém a maioria dos nomes que compõem a executiva e é ligado ao deputado federal Jorge Tadeu Mudalen (DEM), situação que acaba deixando Álvaro Rogéri refém de Singh, sendo ainda que o DEM, partido do atual vice prefeito Clóvis Vieira Porto (DEM), viu parte de seus quadros se transferirem para o PSD, nova legenda criada pelo prefeito Gilberto Kassab, e que por enquanto, em Santa Isabel estaria sob o comando de Éden Pontes(PR), através do advogado Isaías Bueno, atual secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, que seria um ‘testa de ferro” de Éden, porém esse quadro pode mudar caso o Coronel Manoel de Araújo, o Mané Bombeiro entre na disputa pela legenda, visto que ele é homem da confiança de Kassab e que teria o controle do PSD no momento em que quisesse, mas que porém não é nem um pouco alinhado ao chefe-de-gabinete de Buscarioli.

         Nessa disputa, Éden que é pré-candidato a prefeito pelo PR perderia o controle do PSD para Mané Bombeiro, atualmente, muito mais próximo dos tucanos, principalmente mais ligado a Glauco Robson Vicente, também um dos pré-candidatos a prefeitura de Santa Isabel pelo PSDB.

Única pré-candidatura já definida em Santa Isabel e por isso a mais comentada é o caso do PV, com o Padre Gabriel Bina, que depois de rumores de possíveis desentendimentos com seu provável vice na chapa, o pastor Davi Lucena (PV) e de uma tentativa de se cacifar pelo PT e não ter conseguido, acabou por ter se entendido com o pastor e acabou por se filiar no PV, partido que se cacifou nacionalmente em 2010 com a candidatura presidencial da ex-senadora Marina Silva, mas que já não esta com a mesma força e que agora terá de colocar ordem na casa para disputar as eleições de 2012, com vistas as eleições de 2014. Em decorrência da disputa interna, travada com a direção nacional do PV, Marina decidiu sair do partido e com isso o PV perde força, não contando mais com o efeito de sua candidatura e de sua presença no partido e a expectativa, por enquanto, é de que ela crie uma nova sigla somente em 2013.
Existem ainda as pré-candidaturas do PDT, atual partido inclusive do ex-vice prefeito, Ademar Barbosa, com o delegado Dr. Vidal e que teria o apoio do PSB e também a candidatura do PP, que tem dois pré-candidatos, os ex-vereadores Odilon Fernandes e Joab Tadeu, e que teriam o apoio do PPS, de Paulo Sérgio Gomes. Pelo lado da atual administração, Buscarioli ensaia apoiar a ex-prefeita e atual secretária de governo Maria Ângela Sanchez (PR) que já vem disputando espaço e poder com os secretários Éden Pontes(PR), Gabinete, e Laura Jacira Lobo Pedroso (PR), Promoção Social, e segundo informações apuradas pela reportagem, inclusive Ângela teria tirado, com apoio do prefeito, poderes da promoção social e assumido ela mesma algumas funções, buscando isolar Laurinha, como é conhecida a secretária da promoção social.
Padre Gabriel Gonzaga Bina
Porém fontes ligadas ao deputado André do Prado(PR), líder regional do partido garantem que Ângela não terá legenda. Correm por fora o vereador Silvio Adriano (PR) e os empresários do ramo de areia e materiais de construção,  Evaldo da Guthi (PR) e Luis Carlos “Caesa”(PR). Portanto somente do atual governo são seis pré-candidatos.

     Quanto a Nenê Simão, é fato que o ex-prefeito já não é unanimidade e que perdeu força depois de duas derrotas consecutivas nas últimas eleições e de ver parte de seu antigo grupo político separado e envolvido em outras pré-candidaturas, entretanto é um grande erro de avaliação acreditar que ele esteja “morto” politicamente, mas o fato é que estaria com grandes dificuldades para viabilizar sua candidatura e estaria aguardando o momento certo para que os demais pré-candidatos que não conseguirem se viabilizar o procurem para uma possível aliança. É esperar pra ver, já que vários deles estão se posicionando de modo a que isso dificilmente ocorra.

     O fato é que o quadro político eleitoral do município de Santa Isabel segue extremamente indefinido com mais de dez pré-candidatos e um ensaio de que muitos partidos estão dispostos a se lançar nessas eleições, porém um quadro que pode mudar a qualquer momento, afinal a política tem uma dinâmica própria e as coisas mudam rapidamente, principalmente faltando ainda onze meses para as eleições, portanto a única certeza com relação a eleição de 2012 é que não está nada certo e que muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte.

           Segundo matéria publicada recentemente no jornal o estado de São Paulo Sérgio Guerra, Presidente Nacional do PSDB comanda análise detalhada da situação do Partido, Estado por Estado, região por região, em todos os diretórios. Atualmente, o PSDB controla 800 municípios em todo o País. Para 2012, o objetivo é ultrapassar 900 e aumentar o numero de vereadores. Para isso, o partido está conduzindo uma avaliação cuidadosa do cenário eleitoral, Estado por Estado. A sigla tentará compensar o fato de ter assistido às derrotas de alguns de seus principais líderes regionais na eleição do ano passado.

2 comentários:

  1. Forte mesmo, é o filho ex prefeito Osvaldo do pinto (Onival) esse é onesto.

    ResponderExcluir
  2. Nene simão, morto politicamente e morto realmente,que Descanse em paz!

    ResponderExcluir