Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Em Arujá pré candidatos a vereador estão indecisos

   Pré candidatos a vereador fazem cálculos para decidir qual o partido que oferecerá a melhor opção de vitória nas urnas das eleições municipais do ano que vem. E ainda têm que decidir qual o candidato a prefeito apoiarão.

Câmara Municipal de Arujá terá mais 5 vereadores
   Até o dia 07 de Outubro, data limite para as filiações a quem pretende ser candidato às eleições municipais do ano que vem, os pré candidatos estarão bem indecisos. Isso porque a “dança das cadeiras” ainda não terminou. Até vereadores, que correm risco de perder o mandato por infidelidade partidária, trocaram de partido como forma de terem mais oportunidade de vitória. É o caso dos vereadores do DEM, que passou para as mãos do pré candidato a prefeito Genésio Severino. Genésio é o atual presidente do DEM, sigla pela qual se lançará candidato a prefeito. Hassune já de desfiliou e está em conversações com o PTB e o PR, partido do prefeito Abel Larini, que segundo o vereador, está de portas abertas. Souzão, presidente deposto do DEM, e o vereador Gabriel, estão entre o PR e o novo partido PSD.  

   No PSB o seu presidente vereador Wilson está confiante em fazer dois vereadores nas próximas eleições. A grande perda do partido foi a ida do professor Juvenil para o PMDB, que segundo Wilson, foi uma saída injustificada, visto que o partido o apoiaria a qualquer investidura, até a uma candidatura a prefeito. Outra força que debandou foi o professor Edval, que foi para o PSOL. Um dos reforços foi Serginho Beleza (ex-PMN), que nas últimas eleições teve 246 votos.

   No PMDB, assim como no PT, houve muita fofoca a partir do momento que tiveram participação no atual governo. Uns dizem que o prefeito comprou o apoio para as próximas eleições loteando cargos na prefeitura, outros que os partidos estão ocupando por merecimento as Secretarias municipais criadas e que lançarão candidaturas próprias. Tudo vai depender de negociações. No PMDB, os vereadores João Godoy, Jussival e o Secretário Orlando não pensam em trocar de legenda. As filiações estão em alta. O professor Juvenil, ex-PSB, assinou com o partido assim como o Secretário João Vani Anunciato, a ex-vereadora Magnólia, o pastor Moacir e o popular Teddy Benjamin. Concorrendo com os pesos pesados Kiko e Guela, o empresário Alípio Ferreira da Silva finalmente vai se decidir se sai candidato ou não.

   O PT também está em fase de alterações e está preparando uma convenção para a escolha do pré candidato a prefeito que está entre o médico José Luiz Monteiro e o advogado Márcio Batista. Os petistas foram encostados na parede, agora terão que tomar uma decisão formal.

   O PR dos vereadores Abelzinho, Coceira Cabelo e Valmir Pé no Chão está bem estruturado e sondando os ex-PPS João do Gás e Professor Magela. Já o PRB do vereador Márcio filiou o Gil do Gás e planejando candidatura própria ao executivo também filiou o Dr. Flávio, filho da ex-vereadora Magnólia, o Dr. Helberth (ex-PR), É O Jura (ex-PSDB) e a Dra. Luciana Gomes, empossada presidente do PRB Mulher e atual tesoureira da OAB Arujá. Também sonda a advogada Flávia Sanches (PTB) para fortalecer seu quadro feminino. Reinaldinho, do PTB, que se cuide.

Moradores do Barreto afirmam que rua ficou sem rede de esgoto



Márcia Silva Barros - moradora do Pq. Rodrigo Barreto 

   A prefeitura de Arujá informa que todas as ruas do Parque Rodrigo Barreto são dotadas de redes coletoras de esgoto. Porém, segundo informações de moradores, alguns trechos de ruas ficaram sem o benefício. É o caso da Rua Benedito Martins Guimarães (antiga Rua 13) e uma parte da Avenida Arnaldo Candela, próximo ao Pronto Atendimento do Parque Rodrigo Barreto.

   Os moradores informam que nesses dois casos, ficou faltando a conclusão do trabalho, pois apenas em trechos da referidas vias foi colocado as redes de captação de esgoto. Nesses casos os moradores utilizam fossas e no caso específico da Rua Benedito Martins Guimarães, a suposta falta de rede coletora de esgoto está gerando um caso de saúde pública, pois algumas famílias, depois que a fossa tem sua capacidade esgotada, despejam os dejetos diretamente na rua.

   Segundo informações obtidas no local, o problema foi levado para a prefeitura e também para Sabesp, mas até hoje não foi tomado providência nenhuma. Os moradores pedem solução para o problema, pois são obrigados a conviver com esgoto nas suas portas. “Tem muita criança nessa rua, elas acabando pisando no esgoto, além do cheiro horrível que as pessoas são obrigadas a conviver. O caso já foi levado para a prefeitura e para a Sabesp, mas até hoje o problema não foi resolvido”, disse a dona de casa moradora Márcia Silva Barros que reside na Rua Benedito Martins Guimarães.     

Cemitério Municipal II ainda tem reclamações

Vista de dentro do Cemitério da PL
   O vereador Valmir Pé no Chão denunciou na tribuna da Câmara Municipal o estado de abandono em que se encontrava o Cemitério Municipal II, na Avenida Mário Covas, também conhecido como Cemitério Municipal da PL. Faltavam muros, iluminação, arruamentos e o cemitério é em declive. A reportagem da GAZETA DE NOTÍCIAS foi até o local para verificar a situação atual.

A falta de muros é a principal reclamação
   Lá chegando conversamos com dona Maria que é a responsável pela manutenção do cemitério e mora num imóvel da prefeitura ao lado. Constatamos que o cemitério é cercado por um alambrado e que em alguns pontos está aberto e que nos fundos nem isto tem. O pedido do vereador foi que se murasse todo o cemitério. Com a construção do novo galpão da CORA (Cooperativa de Reciclagem de Arujá), que faz divisa, um lado acabou sendo murado. Dona Maria disse que o local é muito bem cuidado mas é muito humilde se comparado com o outro Cemitério Municipal (do Jardim Rincão). Depois que ela veio residir próximo ao cemitério, pessoas que vinham fazer “macumbas” ou simplesmente invadir para praticar atos obscenos ou consumir drogas, não mais vieram.

   Conversamos com o Administrador do Velório e Cemitérios, José Geraldo de Rezende, que disse que o cemitério foi inaugurado por extrema necessidade em 1996, na gestão do prefeito Zezão da Pamonha e que até agora é bem carente, pois ainda não tem energia elétrica e a água chegou há pouco. “Mas é muito importante ressaltar que é um cemitério rotativo, onde após 3 anos do sepultamento as ossadas são retiradas com a autorização de um documento onde a família fica ciente de toda essa situação e destes prazos”, disse Geraldo.

Dona Maria tem a responsabilidade de zelar pela conservação do cemitério
   O Secretário Municipal de Planejamento, João Vani Anunciato, disse que já está nos planos da prefeitura murar e iluminar o cemitério em Fevereiro de 2012. Ele disse que devemos respeito aos nossos entes queridos, por isso não devemos deixar aquele local com aspecto de abandono. Porém cabe aos parentes o embelezamento e a conservação dos túmulos dos seus. “A prefeitura faz a sua parte, mas depende de verba, que já está projetada para o ano que vem”, finalizou João Vani.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Rotary Club de Arujá completa 19 anos de fundação

   No dia 29 de Setembro foi comemorado o 19º aniversário de fundação do Rotary Club de Arujá. O presidente Alípio Ferreira da Silva e demais companheiros receberam em jantar festivo no Salão do Lago, no Condomínio Arujazinho III, em Arujá, vários convidados e autoridades rotarianas. Foram momentos de descontração que fizeram relembrar muitos companheiros, inclusive alguns que já não estão conosco como o delegado Ivaldo Rodrigues Teixeira, o jornalista Fernando Moraes e o empresário Marco Antonio de Sá Paixão Silva.

O Presidente do RC de Arujá, Alípio Ferreira da Silva recebe o "pin"
da épocada fundação do Clube das mãos de seu primeiro presidente
João Romão Amaral
   O primeiro presidente (1992/1993), João Romão Amaral, e sua esposa Rute Amaral não poderiam faltar à festiva que também foi prestigiada pelos presidentes do RC Poá, Jonas Gonçalves de Oliveira, RC Suzano, Geraldo Taplete e RC Itaquaquecetuba, o clube padrinho, Gilson Pereira dos Santos. Foi muito emocionante a apresentação do vídeo da posse dos fundadores no Clube União Arujaense em 1992.

Mesa presidencial composta por Zenemom Yamamoto (Governador
Assistente), Regina e seu marido Eugênio Rego Santos (Presidente
do RC Itaquá à época da fundação), Gilvânia (noiva de Alípio) e Alípio
Ferreira da Silva (atual presidente do RC de Arujá), José Ailton Dias
(representante da Governadoria à época da fundação) e sua esposa Blanca,
João Romão Amaral (primeiro presidente do RC Arujá) e sua esposa Rute Amaral

Paraíso da Grande São Paulo, ou paraíso do lixo?

Candidatos 1
Em Santa Isabel há pelo menos 15 pré-candidatos a prefeito. É claro que o número é exagerado, exorbitante, mas com certeza todos eles se acham em condições de administrar a cidade e merecedores dos votos dos eleitores isabelenses. São eles Fábia Porto e Josué, Odilon Fernandes, Nenê Simão, Vidal Pereira, Jorge Singh, Sandra Igarashi, Silvio Adriano, Éden Pontes, Glauco Robson, Luiz Carlos, Ângela Sanches, Joab Tadeu, Onival da Silva, Gabriel Bina.

Candidatos 2
É lógico que a maioria sabe que não haverá a mínima chance de a candidatura se materializar. Santa Isabel terá no mínimo dois candidatos, no máximo três. O que vale agora é marcar ponto para as composições, depois vêm as coligações. Muitos políticos estão blefando, muitos estão mentindo, e os oportunistas só esperam o momento certo de dar o bote agora para se aboletar num cargo municipal depois. De preferência um cargo com salário gordo. Dentre os 15 pré-candidatos, é evidente que existe gente boa, gente honesta e com capacidade de administrar o município, mas o que tem de picareta é brincadeira.

Cadeiras 1
A dança das cadeiras continua em Santa Isabel e chegou até a Câmara Municipal. Os vereadores Jesuína Mendes (antigo PP), José Elói Barbosa (Zico, antigo DEM) e Jamir Varallo (Antigo PSL) se filiaram essa semana no Partido Social Democrática (PSD). O PSD foi fundado esse ano pelo prefeito de SP, Gilberto Kassab.

Cadeiras 2
Os vereadores em questão teriam se aboletado na nova sigla partidária para fugir de responsabilidades inerentes aos seus mandatos no Legislativo isabelense. Com a criação da Frente de Resgate a Ética e Transparência na Política, os referidos vereadores vinham sofrendo pressões dos presidentes das siglas partidárias para que exercessem de fato o papel que cabe ao vereador, ou seja, fiscalizar os atos do Executivo, inclusive denunciando as mazelas da administração municipal e apresentar projetos de leis de interesse da população.

Crise 1
A crise na área da saúde em Santa Isabel atinge contornos assustadores.  Segundo a médica e vereadora Vivian Vidal (PDT) 10 médicos pediram a conta e deixaram a Secretária da Saúde. O descontentamento é com relação à postura do Secretário da Saúde, João de Deus. Alguns vereadores pediram que João de Deus deixe o cargo. Se antes da debandada dos médicos, a população já reclamava da falta de médicos, imagine agora com o desfalque de 10 profissionais.

Crise 2
Nas unidades de saúde, a reclamação da população dá conta de falta de profissionais, da escassez de equipamentos, da falta de remédios, consultas demasiadamente longas, atendimento demorado, enfermeiros e médicos mal humorados, enfim, um verdadeiro caos.  A Santa Casa também é fonte de reclamações, muitos munícipes dizem que Santa Casa praticamente não atende mais ninguém, qualquer problema de saúde um pouquinho mais grave, providencia-se a transferência para unidades de saúde de cidades da região.

Crise 3
Na área do trânsito, depois das instalações dos modernos semáforos, o que já não estava bom ficou pior. Até hoje ninguém sabe em que circunstâncias foram adquiridos os semáforos pela prefeitura. Cadê o processo licitatório? Quando foi pago por esses semáforos? Quem fez as instalações? Quem faz a manutenção? Os estudos técnicos para a implantação dos semáforos partiu de quem, cadê o documento? A verdade é que o trânsito está caótico, inclusive no final de semana. 

Paraíso?
Santa Isabel é um município sui generis. Crise na saúde, crise no departamento de trânsito, ruas com asfaltos velhos e esburacados em quase toda área do município, transporte público precário principalmente para os moradores da zona rural, transporte ilegal de mototáxi e peruas vans, o corte de árvores das praças por parte da prefeitura que revoltou a população, cidade sem rede coletora de esgoto, rios e ribeirões poluídos, água de má qualidade, elefantes brancos e coloridos espalhados pela cidade, testemunho vivo da incompetência da atual administração. Além disso, a cidade paraíso da Grande SP está se tornando a cidade da referência do lixo, pois cerca de 10 municípios depositam lixo no aterro sanitário de Santa Isabel. Está na hora de Santa Isabel mudar, ou muda no ano que vem, ou eles acabam de vez Santa Isabel.         

Pronto falei de Arujá

Bandeira Branca 1
Ao que tudo indica o Partido dos Trabalhadores (PT) de Arujá deu uma trégua nas brigas internas. O clima de guerra começou depois que o partido respaldado por uma votação interna de seus filiados passou a dar apoio à administração do Prefeito Abel Larini (PR). O grupo vencedor e propositor do apoio ao Abel Larini tem como liderança o presidente da sigla Renato Caroba, o ex-presidente do partido José Santos e o fundador do partido em Arujá, Elito, além do pré-candidato José Luis Monteiro. A ala derrotada e que é contra a união com a atual administração municipal tem como um dos seus mais ferrenhos opositores o ex-vereador Joaquim de Macedo e conta também com o advogado e pré-candidato ao Executivo Marcio Batista.

Bandeira Branca 2
Aparentemente foi hasteada uma bandeira branca dentro do PT de Arujá. Os dois lados se entenderam e chegaram à conclusão de que a sigla partidária tem que ter candidatura própria nas eleições de 2012. Portanto, o PT de Arujá decidiu que haverá prévias para indicar o candidato oficial da agremiação política. São três os pré-candidatos a prefeito pelo PT: o jovem Rodrigo Almeida, o médico José Luis Monteiro e o advogado Marcio Batista.  O presidente do PT de Arujá Renato Caroba, disse que por ora ainda não foi definida a data e o local das prévias.  

Bandeira Branca 3
Entretanto, línguas venenosas dizem aos quatro ventos que a bandeira da paz dentro do PT arujaense é apenas uma manobra política. O plano seria o seguinte. O médico José Luis Monteiro ganharia a prévia de forma até tranqüila, e em seguida renunciaria à sua pré-candidatura para apoiar o pré-candidato Abel Larini. 

Blefe
A saída de 35 filiados do Partido Popular Socialista (PPS) de Arujá anunciada em uma matéria de um jornal local foi apenas um blefe, uma jogada política que não deu certo. Quem garante isso são membros do próprio partido. Na verdade, dizem os socialistas, queriam jogar o partido no colo do Abel Larini, mas a manobra falhou. “Nós jamais apoiaremos o Abel Larini”, disse um filiado que não quis se identificar. Saíram do PPS o João do Gás, Professor Magela, José Augusto e o Cleilton e mais alguns filiados. Coincidentemente todos já se filiaram no Partido da República (PR), sigla comandada pelo prefeito Abel Larini.

PMDB
O PMDB arujaense está nas mãos do prefeito Abel Larini. O PMDB foi vendido. Esse boato corre entre os políticos da cidade há pelo menos um mês. Dizem que o mais cotado para assumir a direção do PMDB seria o Leandro Larini, Secretário de Esportes do município e filho do prefeito. Outro nome cotado para assumir a presidência do PMDB seria o Juvenil dos Santos, Secretário da Educação. Ele saiu do PSB e se filiou ao PMDB. 

PSDB
O PSDB de Arujá anunciou oficialmente o apoio ao prefeito Abel Larini nas eleições de municipais de 2012. Nem precisava tanto zelo. Na verdade o PSDB sempre caminhou junto com o atual prefeito e não seria diferente dessa vez. A diferença é que o partido lutará para emplacar o Paulinho da Farmácia como vice do Abel Larini. O sonho do Paulinho é esse, ser vice do Abel Larini.

DEM 1
Assim que o DEM de Arujá passou para as mãos do ex-prefeito Genésio Severino da Silva, houve uma debandada de filiados, dizem, comandados pelo Secretário da Cultura Souzão.

DEM 2
O prefeito Genésio Severino da Silva, agora comandando o DEM de Arujá se mostrou absolutamente tranqüilo no que diz respeito às matérias publicadas em um jornal da região que diz que o Genésio não teve as contas aprovadas e que ele estaria inelegível. Ele disse que isso é coisa típica da política local, mas reafirmou que é pré-candidato a prefeito em 2012. 

PSDC
Na qualidade de presidente do Partido Social Democrata Cristão (PSDC) Paraíba Car é hoje pré-candidato a prefeito. Quem diz isso é ele próprio. Paraíba estava propenso a se filiar ao PT de Arujá, mas mudou de idéia e agora, pelo menos por enquanto, abandonou a idéia de sair candidato a vereador. Hoje, Paraíba Car é adversário ferrenho da atual administração. Mas nas eleições de 2008 quando quase foi eleito, ele estava filiado ao Partido da República (PR) e apoiava o prefeito Abel Larini.

Dorminhoco 1
Uma moradora do Parque Rodrigo Barreto se dirigiu por volta do meio dia de um dia da semana ao Pronto Atendimento do Barreto. Ela levava a filha, que além de ter vomitado naquele dia, se encontrava com febre alta. A informação na recepção é que o médico estaria almoçando, mas que logo retornaria e atenderia a criança. Depois de duas horas, cansada de esperar, a mãe, juntamente com outra mãe que se encontrava no PA, subiu as escadas que leva ao piso superior da unidade e começou a abrir as portas das divisórias.

Dorminhoco 2
Para surpresa da mãe o médico que deveria estar atendendo sua filha, dormia tranquilamente em uma sala. Segundo a moradora, o sono profundo do médico possibilitou que ela registrasse várias fotos dele através do seu celular sem que ele percebesse. Avisada pela recepcionista do ocorrido, o médico, assustado, prontamente retornou ao trabalho e queria confiscar o celular da dona de casa. Misteriosamente o médico dorminhoco sumiu, não trabalha mais no PA do Parque Rodrigo Barreto. A dona de casa tem as fotos do médico no seu arquivo e não descarta a possibilidade de postar as imagens no You Tube.   

PMDB na região

   No último dia 15 de Setembro aconteceu em Brasília a convenção nacional do PMDB, onde estiveram presentes representantes do partido na região do Alto Tietê. No dia 30 de Setembro, Paulo Skaf (PMDB), presidente da FIESP, esteve em visita em Ferraz onde inaugurou uma escola e esteve em Suzano verificando outro local para a instalação de outra escola do SENAI.

Deputado Federal Gabriel Chalita, agora no PMDB, e
Ângela Neves Coutinho, Presidente do PMDB Mulher em Arujá

O Presidente do diretório municipal do PMDB em Arujá, Oswaldo
Coutinho Júnior, conversa com o Coordenador Estadual do PMDB,
Rodrigo Arenas, sendo observados pelo presidente estadual
deputado Baleia Rossi

Rodrigo Arenas, Coordenador Estadual do PMDB, Oswaldo
Coutinho Júnior, Presidente do diretório do PMDB de Arujá,
Dep. Estadual Baleia Rossi, Presidente do PMDB Estadual
e Tiago, Presidente do Diretório do PMDB na cidade de Campinas

Paulo Skaf, Presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado
de São Paulo), integrante dos quadros do PMDB e Oswaldo Coutinho Júnior

Paulo Skaf esteve em Suzano para verificar possibilidades
de investimento da FIESP na cidade

PT de Arujá terá candidatura própria a Prefeito

   O PT (Partido dos Trabalhadores) de Arujá marcará uma convenção municipal para escolher entre os três pré candidatos quem concorrerá ao cargo de Prefeito nas eleições municipais de 2012. Parece que negociações internas acalmaram os atritos e neste momento tão importante o partido seguirá unido para esta escolha. Os três pré-candidatos a prefeito pelo PT são o jovem Rodrigo Almeida, o médico José Luis Monteiro e o advogado Marcio Batista.


O advogado Márcio Batista (esq.) e o médico José Luiz Monteiro (dir.)


10 médicos pedem a conta e desfalcam a Saúde de Santa Isabel

   A médica e vereadora Vivian Patrícia Vidal Pereira, disse que a saída dos médicos do sistema de saúde municipal de Santa Isabel não se deu por salários baixos, mas sim pela insatisfação com a conduta e a postura do Secretário João de Deus. Ela salientou que existe uma incompatibilidade dos profissionais da área com o atual secretário. A vereadora explicou que os salários dos médicos, que de fato eram baixos (R$ 2.500,00), tiveram reajuste a questão de três meses para R$ 3.200,00 para 20 horas de trabalho semanais. A partir desse aumento, disse a vereadora, começaram a surgir problemas e descontentamentos entre os médicos, pois segundo Vivian, João de Deus queria que os médicos trabalhassem todos os dias, ou três vezes por semana para atender na semana uma demanda de no mínimo 80 pacientes.

   Vivian explicou que atender 80 pacientes na semana é uma carga muito pesada e que tal fato levaria o médico a nem olhar para o rosto e muito menos conversar com o paciente, pois não daria tempo para isso. A vereadora disse também que os médicos são deslocados de sua unidade para outras unidades que não tem médicos. Ela disse também que muitos médicos de Santa Isabel são obrigados a parar o atendimento a um paciente, para atender outro enfermo em estado mais grave. A médica Vivian que estava lotada na unidade de Saúde do bairro Brotas e que atendia pacientes com tuberculose, também está demissionária. “Os 12 pacientes com tuberculose que atendia estão recebendo atendimento no Centro de Saúde II do município de Arujá”, relatou Vivian.

   Ela informou que o médico que atende seus ex-pacientes em Arujá é um Clínico Geral. Seguindo informação da doutora Vivian, são 10 médicos até o momento que deixaram a Secretaria de Saúde de Santa Isabel e que até o momento não foram substituídos por outros profissionais: o endócrino Wilian, o pediatra Sidney, o médico Orlando, a médica Vivian do Ilário Dassiê, o médico Eugênio, o médico Salomão, mais um médico do Bairro Cachoeira, além de mais três médicos. Questionado pela reportagem se ela (doutora Vivian) aceitaria um convite para assumir a Secretaria da Saúde, ela disse que sim, desde que não fosse nessa administração.   

Coutinho teria entregado carta de demissão ao prefeito que não aceitou

   O trânsito de Santa Isabel voltou a ser objeto de críticas por parte dos vereadores na sessão da Câmara realizada no dia 4 de outubro de 2011. Paulinho Investigador voltou a criticar o responsável pelo Departamento de Trânsito, “que presta um péssimo serviço”. O tucano disse que a prefeitura precisa contratar uma empresa de engenharia de trânsito.

   Paulinho Investigador relatou também que não vai se intimidar com as ameaças do Coutinho, e o que ele (Paulinho) tiver que falar, vai falar doa a quem doer. A vereadora Patrícia Simão que também criticou a gestão do Coutinho à frente do Departamento de Trânsito, disse que recebeu recados, ou seja, ameaças do Coutinho. Silvio Adriano relatou que não precisa ser engenheiro para perceber erros nas instalações dos semáforos no centro de Santa Isabel.

   O presidente da Câmara disse ainda que o Coutinho entregou carta de demissão ao prefeito Hélio Buscarioli, mas este não aceitou. “Você fica, você é muito bom”, disse o prefeito ao Coutinho, segundo palavras do Silvio Adriano. O vereador Silvio Adriano falou que o prefeito é mais incompetente que o Coutinho por mantê-lo no posto.

Vereadores prop]oe CEI para a Saúde de Santa Isabel e pedem a saída do João de Deus

Fachada da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Isabel
   Na sessão ordinária realizada no dia quatro de outubro de 2011, os vereadores da Câmara de Santa Isabel pediram uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para que seja investigada a crise na área da saúde de Santa Isabel. Até o presidente do Legislativo Silvio Adriano (PR) que é assumidamente da situação e defensor ardoroso do prefeito Hélio Buscarioli (PSDB) aprova de forma veemente a CEI e pede a saída do Secretário de Saúde João de Deus de Vasconcelos Ferreira.

   O presidente falou que depois que o João de Deus assumiu a Secretaria da Saúde, os problemas na pasta se avolumaram. Silvio Adriano solicitou ainda aos vereadores que apoiassem a abertura da CEI da Saúde. “A saúde vai muito mal, se precisarem de minha assinatura, eu assinarei”, disse. A vereadora Vivian Patrícia Vidal Pereira (PDT) que é médica do sistema público municipal de saúde de Santa Isabel (ou pelo menos era) também não poupou críticas ao Secretário. “Desde o início eu sabia que o João de Deus não daria certo na qualidade de Secretário. Para ser Secretário da Saúde tem que ser médico e de preferência tem que ter gestão de saúde pública”.

   A vereadora disse ainda que não existe planejamento na pasta da saúde e que também não há simpatia da classe dos profissionais pelo secretário. Enfática, Vivian disse que o caos está instalado no setor de ambulância, e acrescentou que o João de Deus colocou a saúde de Santa Isabel no fundo do poço. Disse ainda que “todos os profissionais da área da saúde trabalham insatisfeitos com a postura autoritária do João de Deus”. Ela acrescentou que a pessoa que suceder João de Deus no comando da secretaria “tá frito”, pois para colocar a casa em ordem vai levar tempo. 

   A vereadora Vivian sugeriu o nome do Paulo Cesar Dornelas do Nascimento para substituir o João de Deus. “Paulo Cesar é o mais bem preparado do município para assumir a Secretaria da Saúde”, disse. A vereadora Patrícia Simão (PP) também criticou o descaso na saúde municipal. “Estamos desde 2009 pedindo solução para o trânsito caótico e para a área da saúde de Santa Isabel. Nem o prefeito consegue achar o João de Deus, nem o prefeito consegue contato com o Secretário”, disse. Patrícia Simão também se posicionou favoravelmente à criação de uma CEI para investigar a área da saúde.   

   O vereador Orlando Gomes dos Santos (PPS) também falou a respeito do assunto e teceu críticas ao João de Deus. Orlando disse que a construção do prédio da UPA foi um arroubo de vaidade pessoal do Secretário de Saúde. O vereador argumentou que as instalações da UPA poderiam ter sido feitas no estacionamento do prédio da Santa Casa.  O vereador Paulo Sergio Berto (Paulinho Investigador-PSDB) apesar de reconhecer os problemas na área da saúde, foi menos incisivo com relação à constituição de uma CEI. Paulinho opinou que não sabe se seria o momento de constituir uma CEI da área da saúde.

Lei municipal autoriza fechamento de loteamentos


Passagem pela portaria do Condomínio Arujá V 
   Foi aprovada no dia 21 de Setembro a Lei Complementar de nº 012 que autoriza o Poder Executivo a conceder a permissão do uso das vias públicas, praças e outros bens do Município (que estejam inseridos dentro das áreas dos loteamentos) pelo prazo de 30 anos para fins de fechamento de loteamentos comerciais, industriais e residenciais, podendo os mesmos restringir ou mesmo impedir o acesso de veículos e pessoas.Quem optou por morar dentro destes loteamentos, o fez pela segurança que estas administrações oferecem. Acontece que ainda não é eficiente. Parece que a segurança não está cumprindo o seu papel e para isso passa-se por cima das leis federais (diga-se Constituição Federal). Num loteamento industrial ou comercial, assim como num Shopping Center, deve-se preservar o patrimônio e o trânsito de pessoas estranhas fora do expediente comercial realmente deve ser impedido.

   Uma das vantagens da existência de loteamentos fechados para a sociedade em geral é a redução da pressão sobre os sistemas locais de patrulha policial. Isso porque a existência de comunidades muradas, vigiadas por circuitos de TV internos e patrulhadas por forças de segurança particulares dispensa essa atuação. Esse processo pode ser chamado de uma privatização da segurança. Só que essa segurança tem que ser eficiente.

   Houve recentemente um lamentável roubo noturno no Banco Itaú do Centro Industrial e acreditamos que a segurança tenha sido radicalmente alterada. Neste caso, como dirigente, o presidente da AECIA (Associação das Empresas do Centro Industrial de Arujá), Sérgio Luiz da Silva, está coberto de razão em pedir o fechamento e controle da entrada, embora uma arma poderá ser a senha para a entrada, dependendo do treinamento da segurança contratada. O que este fechamento e controle de entrada poderá fazer é impedir as pessoas “do bem” que simplesmente querem dar um “rolezinho” ou fazer valer a lei e “peitar” os seguranças dizendo que têm todo o direito de entrar e a qualquer hora. As pessoas “do mal” não serão impedidos de forma alguma, com controle ou sem ele. Para estes só resta  a eficiência da segurança privada e a prevenção.

Fachada da portaria do Condomínio Arujazinho V
   Em alguns loteamentos (“condomínios”) o acesso de pessoas de fora é restrito. Para entrar, a pessoa deve se registrar com seu número de identidade e deve possuir algum amigo de dentro da comunidade que autorize a sua entrada para os guardas no portão. Tais locais, entretanto, em razão da lei 6766/79, que regula o parcelamento do solo urbano, não perdem seu caráter público, sendo a iluminação das vias internas custeado pela municipalidade, que não cobra o imposto territorial das vias internas. Isto torna ilícito impedir a entrada de cidadãos nas vias internas ou impor-lhes exigências, como a apresentação de documento para ingressar na área murada.

   Aí está o uso político e eleitoreiro desta lei, muito acompanhada e apoiada pelo presidente da ACONDA (Associação dos Condomínios Horizontais de Arujá), Paulo Dionísio. Com a lei aprovada, muitos moradores irão dizer que graças ao Paulo Dionísio ninguém mais pode entrar nos “condomínios” sem autorização, ferindo o “direito pétreo de ir e vir” da Constituição Federal. Acontece que ninguém em sã consciência fica dando voltinhas nos “condomínios” para se divertir ou passar o tempo. Se isso acontecer, a segurança é eficiente e capaz de controlar e seguir este cidadão até a sua eminente saída do loteamento. A arrecadação das contribuições pagas pelos moradores do Condomínio Arujá 5, por exemplo, totalizam mais de R$ 500.000,00, dinheiro suficiente para se colocar um segurança em cada esquina e ainda sobra muito dinheiro. Portanto, o receio é descabido. A não ser que bandidos estejam planejando uma grande invasão aos condomínios.

   Mas como a lei foi aprovada, os loteamentos têm o direito de restringir a entrada das pessoas, mas temos que rever alguns detalhes. Principalmente o aumento, ou talvez o reajuste em 100% da taxa condominial. Isso serve para todos os “condomínios”. É simples. Quem pode pagar por uma extravagância, não deve reclamar. Se você tem a permissão de uso das vias públicas, praças, lagos e outros bens públicos, você é o responsável pela manutenção, limpeza, recolhimento de lixo, iluminação e tem que pagar o IPTU. Se assim não for, a municipalidade o fará. É justo? É necessário? Ou você paga o dobro do que você está pagando de taxa condominial ou passa para os moradores do Mirante, Parque Rodrigo Barreto, Jardim Real, Centro Residencial, Jordanópolis, etc... a responsabilidade por este pagamento. Pensou nisto Paulo Dionísio? Ou a Prefeitura vai isentar de todos estes pagamentos? Seria improbidade administrativa.

Data limite para transferências de partido

   O dia 7 de Outubro foi a data limite para as transferências de partido dos que pretendem ser candidatos nas eleições municipais de 2012. Na região houve muita troca de partidos. Algumas para reforçar a base do pré candidato a prefeito, outras por ideologia, outras por mágoa, mas a grande maioria das mudanças foram resultado de cálculos para se saber onde haveria a maior chance vitória. Chega-se à conclusão de que a legenda do partido não importa. Mesmo porque, quando o vereador vota nas leis e projetos propostos na Câmara Municipal, ele não vota de acordo com uma decisão do partido, e sim de acordo com a sua vontade ou interesse.

   Desta forma, para que serve os filiados ou os estatutos de um partido político? O filiado deveria ser convocado para discutir temas que vão alterar a vida dos cidadãos do município, mas acaba sendo usado somente para carregar bandeira nas eleições e distribuir os “santinhos” dos candidatos do partido. Aí de repente vem uma decisão “lá de cima” (deputados estaduais, deputados federais, presidentes estaduais) e o partido muda de mãos no município.

   O filiado que trabalhava no partido por admirar o presidente e os vereadores, acaba ficando sem esta liderança, como se fosse gado trocando de dono. É um jogo de estratégias e de  interesses. E o filiado do partido acaba sendo desrespeitado, não sendo valorizado. Isto acontece sempre, como aconteceu em Suzano com o PMDB e em Arujá com o DEM. Mas é assim que funciona e vai demorar para mudar. Em alguns paises os votos são direcionados a partidos que tradicionalmente defendem alguns anseios do povo, e sendo assim, quem estiver dentro deste partido terá grandes chances de ser eleito.

   A eleição será no dia 7 de Outubro de 2012, mas os preparativos começam agora. Quem é contra poderá ser a favor e quem é a favor poderá estar do lado oposto. Ainda muita conversa vai acontecer. E muitas necessidades da região serão apontadas e as soluções apresentadas pelos candidatos. Mas os problemas tendem a continuar sem solução, senão vai faltar assunto para as próximas eleições.

   Em Arujá, temos o problema da regularização do bairro Parque Rodrigo Barreto, bairro que conta com mais de 20.000 habitantes. Vem eleição e vai eleição e o problema continua. E nas outras cidades não é diferente. Cabe aos filiados dos partidos, esses desrespeitados, mas pessoas politizadas e conhecedoras dos problemas da sua cidade, fazer valer a sua opinião e vontade. Não precisa ser candidato, basta ter personalidade e influenciar com a sua opinião o maior número de pessoas. Só assim faremos uma cidade justa e digna de se viver.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Em Arujá pré candidatos a vereador estão indecisos

Pré candidatos a vereador fazem cálculos para decidir qual o partido que oferecerá a melhor opção de vitória nas urnas das eleições municipais do ano que vem. E ainda têm que decidir qual o candidato a prefeito apoiarão

Mesa da Presidência da Câmara Municipal de Arujá
            Até o dia 07 de Outubro, data limite para as filiações a quem pretender ser candidato para as eleições municipais do ano que vem, os pré candidatos estarão bem indecisos. Isso porque a “dança das cadeiras” ainda não terminou. Até vereadores, que correm risco de perder o mandato por infidelidade partidária, trocaram de partido como forma de terem mais oportunidade de vitória. É o caso dos vereadores do DEM, que passou para as mãos do pré candidato a prefeito Genésio Severino. Genésio é o atual presidente do DEM, sigla pela qual se lançará candidato a prefeito. Hassune já de desfiliou e está em conversações com o PTB e o PR, partido do prefeito Abel Larini, que segundo o vereador, está de portas abertas. Souzão, presidente deposto do DEM, e o vereador Gabriel, estão entre o PR e o novo partido PSD.

           No PSB o seu presidente vereador Wilson está confiante em fazer dois vereadores nas próximas eleições. A grande perda do partido foi a ida do professor Juvenil para o PMDB, que segundo Wilson, foi uma saída injustificada, visto que o partido o apoiaria a qualquer investidura, até a uma candidatura a prefeito. Outra força que debandou foi o professor Edval, que foi para o PSOL. Um dos reforços foi Serginho Beleza (ex-PMN), que nas últimas eleições teve 246 votos.

A Câmara Municipal terá mais 5 vereadores
            No PMDB, assim como no PT, houve muita fofoca a partir do momento que tiveram participação no atual governo. Uns dizem que o prefeito comprou o apoio para as próximas eleições loteando cargos na prefeitura, outros que os partidos estão ocupando por merecimento as Secretarias municipais criadas e que lançarão candidaturas próprias. Tudo vai depender de negociações. No PMDB, os vereadores João Godoy, Jussival e o Secretário Orlando não pensam em trocar de legenda. As filiações andam em alta. O professor Juvenil, ex-PSB, assinou com o partido assim como o Secretário João Vani Anunciato, a ex-vereadora Magnólia, o pastor Moacir e o popular Teddy Benjamin. Concorrendo com os pesos pesados Kiko e Guela, o empresário Alípio Ferreira da Silva finalmente vai se decidir se sai candidato ou não.

            O PT também está em fase de alterações e está preparando uma convenção para a escolha do pré candidato a prefeito que está entre o médico José Luiz Monteiro e o advogado Márcio Batista. Os petistas foram encostados na parede, agora terão que tomar uma decisão formal.

            O PR dos vereadores Abelzinho, Coceira Cabelo e Valmir Pé no Chão está bem estruturado e sondando os ex-PPS João do Gás e Professor Magela. Já o PRB do vereador Márcio filiou o Gil do Gás e planejando candidatura própria ao executivo também filiou o Dr. Flávio, filho da ex-vereadora Magnólia, o Dr. Helberth (ex-PR), É O Jura (ex-PSDB) e a Dra. Luciana Gomes, empossada presidente do PRB Mulher e também tesoureira da OAB Arujá. Também sonda a advogada Flávia Sanches (PTB) para fortalecer seu quadro feminino. Reinaldinho, do PTB, que se cuide.